DoReMi Fantasy é um título da Hudson Soft, produzido para o Super Famicom e lançado em 1996. Esse é mais um daqueles jogos que ficaram restritos apenas ao Japão, mas como nossos amigos do Rom Hack sempre estão dispostos a ajudar, o jogo foi traduzido para o Inglês e é bem simples encontrar ele já patcheado.
O título é uma continuação de Milon's Secret Castle lançado para NES em 1986. O protagonista é o garoto Milos, e apesar de ser uma continuação o jogo é bem diferente. Milon's Secret é um jogo de plataforma com quebra-cabeça, e o jogo todo se passa no castelo de Garland. O jogo foi abordado em um episódio do AVGN, e ele critica bastante o jogo. Alguns aspectos do jogo são muito mal pensados e acabam atrapalhando bastante. Por exemplo, muitas portas e passagem que são necessárias para progredir no jogo estão muito bem escondidas, sendo necessário atirar uma bolha no local certo para poder encontrá-la, agora, imagine que os cenários tem um tamanho considerável, você vai perder muito tempo atirando em todas as partes, e isso é muito frustrante. Outros aspectos como passagens falsas que te levam para a entrada, a falta de um mapa para melhor orientar o jogador e tudo isso somado ao fato do jogo conter apenas uma vida dificultam muito a vida do jogador.
Mas esqueça esses problemas do jogo anterior, a Hudson Soft remodelou todo o jogo, e e sua estrutura agora é de um plataforma tradicional, daqueles bem caprichados e divertidos.
Na primeira postagem do blog fiz uma lista com os 10 jogos que na minha opinião tem os melhores gráficos do SNES, e agora dando continuidade resolvi fazer uma lista também do grande rival do SNES: o Mega Drive.
Quando comecei a escolher os jogos percebi que uma lista com apenas 10 títulos além de insuficiente seria também injusta. Então decidi escolher 15 jogos, e mesmo assim muita coisa bacana ficou de fora.
E não é uma tarefa nada simples, pois o console "monstro" da SEGA tem muitos jogos impressionantes do ponto de vista técnico e durante todo seu tempo de mercado (e após descontinuado também) mostrou muita coisa caprichada. Basta pegar os jogos de lançamento do console em 1988 e comparar com seus últimos lançamentos, dá para perceber que os desenvolvedores levaram o console a um nível incrível.
A arquitetura do console possibilitou que os desenvolvedores conseguissem realizar grandes feitos e muito disso graças ao diferencial do console: seu processador Motorola MC68000.
O Mega Drive não possui muitos efeitos que seus concorrentes possuem, como o Mode 7 no caso do SNES, mas graças ao seu bom processador muitos efeitos podem ser reproduzidos por software. Muitas limitações do console foram "superadas" graças a criatividade dos desenvolvedores, que sempre encontraram uma maneira criativa e atingiam ótimos resultados.
Até mesmo as 64 cores simultâneas do aparelho que deveriam ser seu calcanhar de Aquiles, no final não atrapalharam o console, que teve jogos bem coloridos como Ristar, Ranger X e Mr. Nutz por exemplo.
Da mesma forma que escolhi os jogos na lista anterior, os jogos serão escolhidos apenas por suas qualidades gráficas e outros pontos como jogabilidade são serão considerados.