Na primeira postagem do blog fiz uma lista com os 10 jogos que na minha opinião tem os melhores gráficos do SNES, e agora dando continuidade resolvi fazer uma lista também do grande rival do SNES: o Mega Drive.
Quando comecei a escolher os jogos percebi que uma lista com apenas 10 títulos além de insuficiente seria também injusta. Então decidi escolher 15 jogos, e mesmo assim muita coisa bacana ficou de fora.
E não é uma tarefa nada simples, pois o console "monstro" da SEGA tem muitos jogos impressionantes do ponto de vista técnico e durante todo seu tempo de mercado (e após descontinuado também) mostrou muita coisa caprichada. Basta pegar os jogos de lançamento do console em 1988 e comparar com seus últimos lançamentos, dá para perceber que os desenvolvedores levaram o console a um nível incrível.
A arquitetura do console possibilitou que os desenvolvedores conseguissem realizar grandes feitos e muito disso graças ao diferencial do console: seu processador Motorola MC68000.
O Mega Drive não possui muitos efeitos que seus concorrentes possuem, como o Mode 7 no caso do SNES, mas graças ao seu bom processador muitos efeitos podem ser reproduzidos por software. Muitas limitações do console foram "superadas" graças a criatividade dos desenvolvedores, que sempre encontraram uma maneira criativa e atingiam ótimos resultados.
Até mesmo as 64 cores simultâneas do aparelho que deveriam ser seu calcanhar de Aquiles, no final não atrapalharam o console, que teve jogos bem coloridos como Ristar, Ranger X e Mr. Nutz por exemplo.
Da mesma forma que escolhi os jogos na lista anterior, os jogos serão escolhidos apenas por suas qualidades gráficas e outros pontos como jogabilidade são serão considerados.
World of Illusion trouxe tudo que Castle of Illusion tinha de bom,
e conseguiu refina-lo ainda mais. O mundo lúdico das aventuras da dupla Mickey
e Donald está muito bem representado em fases belíssimas e super inspiradas.
Muita gente coloca o Sonic 3D Blast como o "Sonic com os melhores gráficos do Mega Drive", porém, deixe-me discordar. Sonic
3 faz uso de muitas técnicas avançadas, e citando apenas algumas:
- Usa a terceira camada de background, sendo
que o limite teórico são duas camadas.
- Usa uma técnica chamada Hold and Modify
para simular os efeitos de backgound, dando profundidade em cenas onde o Sonic
entra e sai da água.
- Assim como nos títulos anteriores também usa
o Pallet Swap para trocar a paleta de cores quando Sonic entre e sai da água.
Além disso tem um trabalho de cores
fantástico, efeitos de parallax nos cenários e melhor movimentação que os seus
antecessores.
Sega, 1994
A aventura do príncipe Ali é responsável
por alguns dos mais belos cenários do Mega Drive. O personagem possui muitos movimentos, todos eles são muito bem animados. O jogo usa um degrade de cores fantástico e sprites de grande qualidade,
arrisco dizer que muitos chefes têm sprites de qualidade próxima aos dos
primeiros jogos do Neo geo.
12ª Posição: Castlevania: Blood Lines
Primeiro jogo da franquia em um console da SEGA e um trabalho digno de aplausos. A Komani conseguiu efeitos de Sprite scaling, Sprite rotation e reflexos bem convincentes. As cores foram muito bem utilizadas, escuras mantendo o clima sombrio da franquia.
11ª Posição: Thunder Force IV
Shmup é um gênero que costuma puxa o
console ao limite e Thunder Force IV não é diferente. A Technosoft utilizou uma
técnica para simular um quarto plano de background, impossível no Mega Drive
que possui o limite de dois planos de background. Esse jogo além de bem difícil
vai fazer você se perder em meio a toneladas de inimigos e tiros na tela. Não é
à toa que faz parte dos jogos apelidados de “Bullet Hell”.
Fruto da parceria entre a Sega, Virgin e Disney. O jogo contou com animadores da Disney que utilizando o processo Digicel conseguiram dar ao personagem uma animação incrível. Todo o design do jogo é primoroso e fiel ao visual da animação. O qualidade sonora também impressiona bastante.
Quando a briga SNES vs Mega Drive estava em seu auge, Contra Hard Corps era a munição perfeita para os fãs da SEGA. O jogo é rápido, tem muitas explosões e é BEM difícil. O jogo faz a simulação de vários efeitos como Sprite scaling, Sprite rotation e zoom, e graças do processador do console tudo acontece sem deixar a ação baixar, e também deixa claro que o processador do Mega é PERFEITO para esse tipo de jogo!
8ª Posição: Dynamite Headdy
A Treasure conhecia muito bem o
hardware do Mega Drive e nessa lista vamos ver MUITOS jogos produzidos por eles.
Dynamite Headdy possui sprites muito bem
coloridos e desenhados, e os movimentos de Headdy estão incríveis, com muitos quadros de
animação e expressões engraçadas.
Também possui alguns dos melhores efeitos
de background, que vão se alternando em alta velocidade. Tem bastante Sprite scaling e Sprite rotation em
vários chefes e inimigos.
Beasado na série animada Batman: The Animated Series. O jogo é bem ao estilo Blast
Processing do Mega Drive. Muito parecido com Gunstar Heroes (grande qualidade),
com bastante ação e muitos inimigos.
Os
gráficos são ótimos, tem um chefe gato com garras feitas com gráfico vetoriais,
sobreposição de camadas e efeitos de parallax simulando efeito 3D, tudo rodando
sem nenhum slow.
6ª Posição: Ranger X
Gunstar Heroes tem tudo que se espera de
um grande jogo de ação: velocidade, multiplayer refinado, muitos inimigos,
explosões para todo lado, power-ups, chefes enormes. E tudo isso espremendo o
hardware do mega Drive até não sobrar mais nada. Você pode até achar Alien Soldier
mais bonito, mas o estilo "atirar para todos os lados" de Gunstar
Heroes é mais apelativo para mim.
Resposta da SEGA à Donkey Kong e seus gráficos pre renderizados. A Bluesky utilizou vetores para animar cada parte do corpo do personagem, resultando em movimentos bem suaves. E até as transparências que são um ponto fraco do Mega Drive foram criadas, através da utilização de uma técnica chamada Shadow/Highlight, e o resultado ficou ótimo. Os cenários além de bem diversificados são um show à parte, com vários efeitos que vão de uma chuva de raios com ótimos efeitos de iluminação.
Sega, 1994
Virtua Racing é um jogo da placa Model 1,
e seria impossível sua adaptação para o Mega Drive. Para isso a SEGA desenvolveu um chip acelerador, semelhante aos utilizados nos cartuchos de
SNES. O SVP (Sega Virtual Processor) possui um processador rodando com o clock
de 23 mhz e um SH-x DSP(Digital Signal Processor). O cartucho custava U$
100,00, um valor bem acima dos outros jogos do console. Além de exigir um
cartucho bem grande para comportar todo o hardware adicional, o cartucho
esquentava bastante. Me lembro de ter alugado o Virtua Racing e ter ficado
impressionado com a temperatura do cartucho após algumas horas de jogo.
Na época fiquei bem impressionado com o
jogo, eu costumava jogar Virtua Racing perto da minha casa e para mim era
inimaginável poder jogar aquele jogo em casa. As versões são bem diferentes, no
Mega Drive o jogo tem apenas 16 cores, a
velocidade é bem menor, rodando a aproximadamente 15fps, o aspect ratio da imagem é em letterbox, já que o de arcade era em widescreen. Mas mesmo assim um
jogo de corrida 3D sólido rodando em casa compensa bastante e é certamente o uns dos jogos tecnicamente mais avançados do console.
Bom, minha lista está pontuando os jogos que na minha
opinião tem melhores gráficos do Mega, está faltando MUITA coisa e para falar a
verdade a lista teria que ter pelo menos uns 50 jogos.
Conhece algum jogo que poderia entrar na lista? Discorda
de alguma colocação? Fique à vontade para deixar sua opinião nos comentários.
Acho que a lista tá nos trinques. Incluiria talvez Pulse Man ou Monster World IV eram jogos que abusavam bem dos efeitos visuais. Ainda jogarei o Ranger-X, parece muito bom.
ResponderExcluirOlá Doc,
ExcluirPulse Man tem ótimos gráficos, gosto muito dos cenários dele, são muito caprichados. Monster World IV é um dos meus jogos favoritos do Mega Drive, mas preferi dar lugar ao World of Illusion e Sonic 3 que são jogos bem injustiçados quando se fala em gráficos no Mega Drive. Ranger-X é um jogão, pode jogar que esse é diversão garantida.
Obrigado pela visita e pelo comentário.
Isso não foi uma lista dos 15 Melhores Gráficos do Mega Drive, foi uma viagem no tempo! Hey! Eu queria fazer uma proposta! Visando aproximar pais e filhos usando os games como justificativa, eu queria convidar você à participar dessa corrente que eu acabei de criar: https://youtu.be/N9Faozhw5SM
ResponderExcluirCara, o mega drive é monstro... A lista ficou super completa! Excelente
ResponderExcluirO Mega Drive é um monstro mesmo, entre todos os consoles já lançados considero ele um dos hardwares mais bem aproveitados. Lá em 1988 quem diria que o console conseguiria gráficos dos jogos lançados em 1995/1996, Obrigado pelo comentário.
ExcluirEu tiraria o Castlevania Bloodlines e colocaria o Rocket Knight no seu lugar e tiraria o World of Illusion e colocaria o Ristar no lugar.
ResponderExcluirLegal tirando alguns erros na reportagem x bstmsn e Robin donkega não e da konami... A versão snes sim e!!!
ResponderExcluirDinamite Heady e de 1994 não 1993!!!
Poderia ter citado outros jogos, mas a matéria ficou boa!!!!
Faltou Lost World Jurassic Park
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