Translate

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Castlevania: Harmony of Dissonance (Gameboy Advance)

Castlevania Harmony of Dissonance (Gameboy Advance)

Essa é a segunda parte da série "Os Castlevanias do Gameby Advance".
A última parte com "Aria of Sorrow" será publicada em breve!

Castlevania HoD Gameboy Advance

Com o sucesso de Circle of the Moon, a Konami deu continuidade na série no GBA, e dessa vez disposta a corrigir os problemas do jogo anterior e explorar ainda mais os limites do aparelho.
O jogo foi desenvolvido pelo habilidoso time por trás de Castlevania: Simphony of the Night, e devido a suas qualidades e semelhanças com este, muitos o consideram uma versão de bolso de Simphony of the Night. Semelhanças a parte, vamos descobrir o que torna o jogo tão popular entre os fãs de Castlevania.


O Jogo


A história do jogo se passa 50 anos após os acontecimentos de Castlevania II. Quando Simon Belmont derrotou Drácula . 
O personagem principal é Juste Belmont, caçador de relíquias e descendente de Simon, sendo o atual portador do chicote “Vampire Killer”. Um dia Juste é avisado por seu melhor amigo, Maxim Kischine, de que sua amiga de infância Lydie havia sido sequestrada. Maxim leva Juste ao local onde Lydie desapareceu e ao chegarem são surpreendidos por uma densa névoa, e ao atravessarem avistam um castelo. Seria esse o tenebroso castelo de Drácula?

Castlevania Harmony of Dissonance GBA


Jogabilidade e Controles


Harmony of Dissonance pode ser considerado um Simphony of the Night de bolso, até o castelo invertido está presente, trazendo ao jogador muitas horas de exploração pelos mapas enormes. 

Os controles do jogo são excelentes, e possui os já conhecidos comandos da série, suas habilidades com o chicote são parecidas com as de Super Castlevania IV, segurando o botão de ataque e usando o direcional, pode-se desferir golpes para todas as direções.

Durante a jornada, o personagem encontrará habilidades que irão auxiliá-lo a progredir dentro do castelo, como o slide (botão baixo + pulo), duplo pulo, etc.

O jogo é menos desafiador que Circle of the Moon, e o jogador não terá muitas dificuldades para avançar no game e derrotar os bosses. O sistema de experiencia ajuda o jogador a fortalecer o personagem, e estão espalhados pelo mapa vários itens que aumentam a barra de life(Life Max Up), os corações(Heart Max Up) e o MP.

Castlevania Harmony of Dissonance GBA

Castlevania HoD GBACastlevania Harmony of Dissonance

Castlevania Harmony of Dissonance GBACastlevania Harmony of Dissonance GBA


Sistema de Relíquias


A novidade fica por conta do Sistema de Relíquias. No jogo estão disponíveis 5 livros que possuem ataques específicos, e que quando combinados criam habilidades impressionantes, podendo ser Magias de defesa ou de ataque e, sem dúvida, muito úteis nos chefes mais difíceis. A busca por todos os livros e fazer todas as combinações são tarefas bem divertidas.

Para destravar todas as áreas do jogo é necessário encontrar todas as relíquias, e para isso é necessário derrotar os piores bosses.

Castlevania Harmony of Dissonance GBACastlevania Harmony of Dissonance GBA

Castlevania Harmony of Dissonance GBA

Castlevania Harmony of Dissonance GBA

Castlevania Harmony of Dissonance GBACastlevania Harmony of Dissonance GBA

Gráficos e som 


Tive a oportunidade de jogar o título em seu lançamento, o jogo estava belíssimo na telinha do GBA, um grande avanço se comparado ao Castlevania anterior, que possuía gráficos muito escuros. Nesse título temos as cores mais claras e vibrantes. Os modelos dos personagens são muito detalhados, e contam com animações caprichadas. Os efeitos de mágias são particularmente impressionantes e bonitos de se ver.


Castlevania Harmony of Dissonance GBA GraphicsCastlevania Harmony of Dissonance GBA Graphics

Castlevania Harmony of Dissonance GBA GraphicsCastlevania Harmony of Dissonance GBA Graphics

Castlevania Harmony of Dissonance GBA Graphics

Castlevania Harmony of Dissonance GBA GraphicsCastlevania Harmony of Dissonance GBA Graphics

Um ponto a ser mencionado é o áudio do jogo. A qualidade das músicas deixa muito a desejar, mas o pior são as composições, que não possuem inspiração, sendo muitas vezes batidas genéricas, estando bem longe da qualidade das composições tradicionais da série.


Finalizando


O trabalho exemplar da Konami torna Harmony of Dissonance um dos melhores títulos do GBA. O sistema de relíquias e o castelo invertido darão ao jogador muitas horas de prazeroso desafio.

Ao ser terminado, o jogador poderá jogar co Maxim, porém, esse  não pode usar itens de recuperação e conta apenas com sua espada e sua única sub-arma é um shuriken.

Os fãs antigos ficaram contentes ao saber que Simon Belmont também está disponível no modo Boss Rush após finalizar o jogo. Ele  possui os mesmos sprites de Castlevania II.

Título altamente recomendado a todos que procuram um ótimo game de ação, com toques de RPG e uma jogabilidade viciante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário