Translate

domingo, 12 de fevereiro de 2023

Tales of Symphonia - Game Cube

Um dos melhores capítulos da série de RPG Tales of

Tales of Symphonia é um RPG de ação desenvolvido pela Namco Tales Studio e lançado originalmente para o Nintendo GameCube em 2003. O jogo segue a jornada de Lloyd Irving e seus amigos em sua missão de restaurar a ordem do mundo e acabar com a guerra entre as nações.


Produção e desenvolvimento

O jogo foi desenvolvido pela equipe da Namco Tales Studio, uma divisão da empresa japonesa Namco especializada em jogos de RPG da série Tales Of. Foi lançado em agosto de 2003 para o Nintendo Game Cube e posteriormente foi portado para o PlayStation 2 e para o PC.

O processo de desenvolvimento do jogo durou cerca de 3 anos e contou com uma equipe de mais de 100 pessoas, incluindo programadores, artistas, roteiristas, compositores e engenheiros de som. A equipe usou a engine "Tales of Phantasia Engine" desenvolvida pela Namco visando extrair ao máximo do novo e poderoso hardware do Nintendo Game Cube para assim criar uma jogabilidade rápida nos combates e dar ao jogo gráficos com cores vibrantes e com muitos efeitos especiais, tudo isso a 60 FPS.


História

A história começa em um mundo chamado Sylvarant, onde as pessoas dependem da natureza para sua sobrevivência e da escolha de um representante, o "Chosen One", para realizar um ritual que mantém o equilíbrio entre o mundo e a natureza.

O protagonista, Lloyd Irving, é um jovem guerreiro que deverá seguir com o "Chosen One" a personagem Colette Brunel em sua peregrinação para completar o ritual. No entanto, eles descobrem que o mundo é muito mais complexo do que imaginavam, e que o verdadeiro propósito do ritual é controlar e subjugar as outras nações.

Ao longo da jornada, Lloyd e Colette conhecem outros personagens fortes e talentosos, como Genis Sage amigo de Lloyd, Raine Sage irmã de Genis e professora, Kratos Aurion e Sheena Fujibayashi, que se juntam a eles na luta contra o sistema opressor. Eles enfrentam desafios, descobrem conspirações e tentam salvar o mundo de sua destruição iminente.


Personagens

Cada um dos principais personagens do jogo tem sua própria história, personalidade e habilidades únicas que os ajudam a enfrentar os desafios na jornada para salvar o mundo.


Lloyd Irving:
É o personagem principal do jogo, um jovem espadachim e um amigo próximo de Colette. Ele é conhecido por sua coragem, força e dedicação à sua missão. Lloyd luta para proteger Colette, sua amiga, na jornada para restaurar a World Tree e salvar o mundo.
Lloyd é um espadachim habilidoso com ataques rápidos e precisos, como "Sonic Thrust" e "Tiger Blade". Ele também pode aprender habilidades de cura e defesa, como "Healing Wind" e "Guardian".    

Colette Brunel: 
 É a segunda personagem principal e a elegida para completar a missão de restaurar a World Tree. Ela é uma jovem, doce e gentil, mas também tem um lado forte e determinado quando se trata de proteger aqueles que ama.
Colette usa um anel como arma e tem habilidades de cura, como "Prayer" e "Revive". Ela também pode aprender habilidades de ataque a distância, como "Ray Thrust" e "Crescent Moon".

Genis Sage: 
Genis é considerado o gênio do grupo, inteligente e divertido. É o melhor amigo de Lloyd. Ele é o irmão mais novo de Raine e é o único personagem capaz de usar magia em todas as classes. Ele é capaz de lançar magias elementais, como "Stone Blast" e "Thunder Blade". Ele também pode aprender habilidades de suporte, como "Barrier" e "Resurrection".

Kratos Aurion: 
É um misterioso personagem que se une ao grupo. Ele é conhecido por sua habilidade com a espada e sua falta de emoções. Kratos tem um passado sombrio que é revelado ao longo do jogo. 
Kratos é um personagem equilibrado que pode atacar à distância com sua espada e tem habilidades de cura e suporte, como "Heal" e "Protect". Ele também é muito rápido em termos de movimentação.

Raine Sage: 
Raine é a irmã mais velha de Genis e é a única personagem que pode usar magia médica. Ela é uma mulher inteligente e sábia, e é a professora de Genis, Lloyd e Colette.
Raine é a curandeira do grupo, com habilidades de cura essenciais, como "Healing Circle" e "Resurrection". Ela também pode aprender habilidades de suporte, como "Sharpness" e "Acuity".

Sheena Fujibayashi: 
É uma jovem de Iselia que se une ao grupo em sua jornada. Ela é uma executora habilidosa e tem o poder de invocar monstros para ajudar no combate.
Sheena pode invocar espíritos para lutar ao seu lado, como "Undine" e "Efreet". Ela também é habilidosa em combate corpo a corpo e pode aprender habilidades de ninjutsu, como "Shadow Stich" e "Mirror Blade".


Zelos Wilder: 
Membro do Conselho dos Céus de Tethe'alla e também é o "Chosen One" daquele mudo. Ele é um personagem extrovertido, divertido e um pouco egocêntrico. Zelos se une ao grupo por suas próprias razões, mas acaba se tornando um amigo leal de todos.
Zelos é um personagem que pode atacar tanto à distância quanto em combate corpo a corpo, usando suas lâminas duplas. Ele tem habilidades de cura, como "Resurrection" e "Purify", e habilidades de suporte, como "Guardian" e "Acuity".

Presea Combatir: 


Guerreira lendária da raça dos Exspheres e é considerada uma das mais fortes do mundo. Presea é silenciosa e séria, tem habilidades físicas incríveis e é capaz de lutar com seu machado com velocidade e precisão. Presea é uma personagem importante na jornada dos heróis para restaurar a ordem do mundo.
Presea é uma personagem de combate corpo a corpo que usa um machado
pesado. Suas habilidades incluem ataques poderosos, como "Lion's Howl" e "Demonic Circle", e habilidades de suporte, como "Block" e "Charge".

Regal Bryant:
É um homem misterioso, com habilidades incríveis de combate e um passado sombrio, que se junta aos heróis em busca de redenção. A personalidade séria e o ar misterioso de Regal fizeram dele um personagem popular entre os fãs da série Tales.
Regal é um personagem de combate corpo a corpo que usa luvas como arma. Suas habilidades incluem ataques poderosos, como "Beast" e "Phoenix", e habilidades de defesa e suporte, como "Prison" e "Hard Hit".

Jogabilidade e sistema de combate

A jogabilidade de Tales of Symphonia é baseada em um sistema de ação RPG, onde os jogadores controlam seus personagens em tempo real durante as lutas e missões. O sistema de combate é centrado em uma série de ataques físicos e mágicos, que podem ser combinados para criar sequências de habilidades e combos poderosos.

Os jogadores também podem escolher diferentes estilos de combate para seus personagens, incluindo espadachim, arqueiro, mago e sacerdote, cada um com suas próprias habilidades únicas e especiais. Além disso, o jogo possui uma série de sistemas de apoio, como a capacidade de chamar aliados para ajudar em batalhas e a possibilidade de evocar monstros lendários para ajudar na luta.

O jogo também oferece uma série de mecanismos de personalização, como a possibilidade de melhorar armas e armaduras, aprender novas habilidades e aprimorar as existentes. Além disso, o jogo possui uma série de desafios opcionais, como missões secundárias e boss battles, que permitem aos jogadores testar suas habilidades e adquirir novos itens e recursos.

Em resumo, a jogabilidade e o sistema de combate de Tales of Symphonia oferecem uma grande variedade de opções de personalização e combate para os jogadores, permitindo-lhes criar estratégias únicas e enfrentar desafios.


 Gráficos

Graficamente Symphonia brilha. Conforme já citado, nas batalhas o jogo chega a 60 FPS, excelente taxa de quadros que garante que os comandos sejam responsivos e dá muita qualidade ao gameplay.

O visual dos personagens é bem caprichado, foi utilizada a técnica de Cel-Shading, combinado com um contorno forte, o que dá a eles um visual de anime, isso reforçado pelas expressões faciais, extremamente detalhadas. Em cada dialogo podemos perceber que houve um cuidado muito grande com as animações dos personagens e com suas expressões faciais, que realmente são muito bem feitas, eles realmente demonstram suas emoções e isso é bom para o jogador entender melhor a personalidade de cada um deles.

A modelagem dos personagens também é excelente, pelo que andei lendo em fóruns pela internet, cada personagem é construído com mais de 4 mil polígonos. Lloyd por exemplo tem 4.957 polígonos. Isso é considerado alto para a época do lançamento do jogo e ajudou a garantir que os modelos dos personagens fossem detalhados e realistas.

Quanto à resolução das texturas, a maioria das texturas utilizadas no jogo têm uma resolução de 512x512 pixels, o que é considerado médio para a época. No entanto, algumas texturas, especialmente as de personagens e itens, têm uma resolução de até 1024x1024 pixels, o que ajuda a garantir que os elementos visuais do jogo sejam detalhados e nítidos.

Além disso, o jogo utiliza tecnologias avançadas de iluminação, sombreamento e animação para garantir que as cenas sejam realistas e emocionantes. Por exemplo, o jogo utiliza a tecnologia de sombras dinâmicas, o que significa que as sombras são geradas em tempo real de acordo com a posição da fonte de luz e a forma dos objetos na tela. Isso ajuda a criar uma sensação de profundidade e realismo.


World Map rico e interessante

O World Map de Symphonia é uma das características mais importantes e distintivas do jogo. Com um design detalhado e uma ampla variedade de locais para explorar, ele é fundamental para a imersão e a progressão do jogador na história.

Um de seus pontos fortes é a sua grande escala. O jogador pode percorrer uma ampla gama de paisagens, desde florestas densas até vastos desertos, e isso ajuda a dar uma sensação de profundidade e amplitude ao mundo do jogo. Além disso, cada área é única e tem suas próprias características, como obstáculos naturais, vilas e cidades, e dungeon's, que fornecem um desafio para o jogador e mantêm a aventura interessante.

E a sua navegação é bem intuitiva. O jogador pode facilmente ver onde está e para onde deve se dirigir, graças a uma boa visualização da rota e à opção de marcar locais de interesse no mapa. Isso ajuda a minimizar a frustração do jogador e a maximizar sua eficiência na exploração do mundo do jogo.

Ao longo da aventura, o jogador encontrará personagens novos e interessantes, descobrirá novos lugares e aprenderá sobre o mundo de Symphonia. Isso permite ao jogador obter uma compreensão mais profunda da trama e dos personagens, o que é fundamental para uma boa experiência de jogo.

Em resumo, o World Map é uma das características mais fortes e bem-sucedidas do jogo. Com sua grande escala, navegação intuitiva, e importância para a história e a narrativa, ele ajuda a criar uma experiência de jogo imersiva e envolvente para o jogador.


Conclusão


Tales of Symphonia é um excelente JRPG, com sua história profunda e personagens cativantes, bem como sua jogabilidade única de combate em tempo real. Pode ser considerado como um dos melhores RPGs para o Game Cube e um dos melhores capítulos da série "Tales Of".

Sua trama é rica em detalhes e tem uma série de reviravoltas surpreendentes. Os roteiristas conseguiram equilibrar uma história épica com elementos de comédia e drama pessoal, tornando a jornada de Lloyd e seus amigos envolvente e emocionante.

Se você está procurando por uma aventura épica com combates intensos e uma trama envolvente, "Tales of Symphonia" é uma ótima escolha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário