Um dos melhores capítulos da série de RPG Tales of
Tales of Symphonia é um RPG de ação desenvolvido pela Namco Tales Studio e lançado originalmente para o Nintendo GameCube em 2003. O jogo segue a jornada de Lloyd Irving e seus amigos em sua missão de restaurar a ordem do mundo e acabar com a guerra entre as nações.
Produção
e desenvolvimento
O jogo
foi desenvolvido pela equipe da Namco Tales Studio, uma divisão da empresa
japonesa Namco especializada em jogos de RPG da série Tales Of. Foi lançado em agosto
de 2003 para o Nintendo Game Cube e posteriormente foi portado para o
PlayStation 2 e para o PC.
O processo
de desenvolvimento do jogo durou cerca de 3 anos e contou com uma equipe de
mais de 100 pessoas, incluindo programadores, artistas, roteiristas,
compositores e engenheiros de som. A equipe usou a engine "Tales
of Phantasia Engine" desenvolvida pela Namco visando extrair ao máximo do
novo e poderoso hardware do Nintendo Game Cube para assim criar uma
jogabilidade rápida nos combates e dar ao jogo gráficos com cores vibrantes e
com muitos efeitos especiais, tudo isso a 60 FPS.
História
A
história começa em um mundo chamado Sylvarant, onde as pessoas dependem da
natureza para sua sobrevivência e da escolha de um representante, o
"Chosen One", para realizar um ritual que mantém o equilíbrio entre o
mundo e a natureza.
O
protagonista, Lloyd Irving, é um jovem guerreiro que deverá seguir com o
"Chosen One" a personagem Colette Brunel em sua peregrinação para
completar o ritual. No entanto, eles descobrem que o mundo é muito mais
complexo do que imaginavam, e que o verdadeiro propósito do ritual é controlar
e subjugar as outras nações.
Ao
longo da jornada, Lloyd e Colette conhecem outros personagens fortes e
talentosos, como Genis Sage amigo de Lloyd, Raine Sage irmã de Genis e
professora, Kratos Aurion e Sheena Fujibayashi, que se juntam a eles na luta
contra o sistema opressor. Eles enfrentam desafios, descobrem conspirações e
tentam salvar o mundo de sua destruição iminente.
Personagens
Cada um dos principais personagens do jogo tem sua própria história, personalidade e habilidades únicas que os ajudam a enfrentar os desafios na jornada para salvar o mundo.
É o personagem principal do jogo, um jovem espadachim e um amigo próximo de Colette. Ele é conhecido por sua coragem, força e dedicação à sua missão. Lloyd luta para proteger Colette, sua amiga, na jornada para restaurar a World Tree e salvar o mundo.
Colette Brunel:
Genis Sage:
Kratos Aurion:
Raine Sage:
Sheena Fujibayashi:
Jogabilidade
e sistema de combate
A
jogabilidade de Tales of Symphonia é baseada em um sistema de ação RPG, onde os
jogadores controlam seus personagens em tempo real durante as lutas e missões.
O sistema de combate é centrado em uma série de ataques físicos e mágicos, que
podem ser combinados para criar sequências de habilidades e combos poderosos.
Os
jogadores também podem escolher diferentes estilos de combate para seus
personagens, incluindo espadachim, arqueiro, mago e sacerdote, cada um com suas
próprias habilidades únicas e especiais. Além disso, o jogo possui uma série de
sistemas de apoio, como a capacidade de chamar aliados para ajudar em batalhas
e a possibilidade de evocar monstros lendários para ajudar na luta.
O jogo
também oferece uma série de mecanismos de personalização, como a possibilidade
de melhorar armas e armaduras, aprender novas habilidades e aprimorar as
existentes. Além disso, o jogo possui uma série de desafios opcionais, como
missões secundárias e boss battles, que permitem aos jogadores testar suas
habilidades e adquirir novos itens e recursos.
Em resumo, a jogabilidade e o sistema de combate de Tales of Symphonia oferecem uma grande variedade de opções de personalização e combate para os jogadores, permitindo-lhes criar estratégias únicas e enfrentar desafios.
Gráficos
Graficamente Symphonia brilha. Conforme já citado, nas batalhas o jogo chega a 60 FPS, excelente taxa de quadros que garante que os comandos sejam responsivos e dá muita qualidade ao gameplay.
O visual dos personagens é bem caprichado, foi utilizada a técnica de Cel-Shading, combinado com um contorno forte, o que dá a eles um visual de anime, isso reforçado pelas expressões faciais, extremamente detalhadas. Em cada dialogo podemos perceber que houve um cuidado muito grande com as animações dos personagens e com suas expressões faciais, que realmente são muito bem feitas, eles realmente demonstram suas emoções e isso é bom para o jogador entender melhor a personalidade de cada um deles.
A modelagem dos personagens também é excelente, pelo que andei lendo em fóruns pela internet, cada personagem é construído com mais de 4 mil polígonos. Lloyd por exemplo tem 4.957 polígonos. Isso é considerado alto para a época do lançamento do jogo e ajudou a garantir que os modelos dos personagens fossem detalhados e realistas.
Quanto à resolução das texturas, a maioria das texturas utilizadas no jogo têm uma resolução de 512x512 pixels, o que é considerado médio para a época. No entanto, algumas texturas, especialmente as de personagens e itens, têm uma resolução de até 1024x1024 pixels, o que ajuda a garantir que os elementos visuais do jogo sejam detalhados e nítidos.
Além disso, o jogo utiliza tecnologias avançadas de iluminação, sombreamento e animação para garantir que as cenas sejam realistas e emocionantes. Por exemplo, o jogo utiliza a tecnologia de sombras dinâmicas, o que significa que as sombras são geradas em tempo real de acordo com a posição da fonte de luz e a forma dos objetos na tela. Isso ajuda a criar uma sensação de profundidade e realismo.
World Map rico e interessante
O World Map de Symphonia é uma das características mais importantes e distintivas do jogo. Com um design detalhado e uma ampla variedade de locais para explorar, ele é fundamental para a imersão e a progressão do jogador na história.
Um de seus pontos fortes é a sua grande escala. O jogador pode percorrer uma ampla gama de paisagens, desde florestas densas até vastos desertos, e isso ajuda a dar uma sensação de profundidade e amplitude ao mundo do jogo. Além disso, cada área é única e tem suas próprias características, como obstáculos naturais, vilas e cidades, e dungeon's, que fornecem um desafio para o jogador e mantêm a aventura interessante.
E a sua navegação é bem intuitiva. O jogador pode facilmente ver onde está e para onde deve se dirigir, graças a uma boa visualização da rota e à opção de marcar locais de interesse no mapa. Isso ajuda a minimizar a frustração do jogador e a maximizar sua eficiência na exploração do mundo do jogo.
Ao longo da aventura, o jogador encontrará personagens novos e interessantes, descobrirá novos lugares e aprenderá sobre o mundo de Symphonia. Isso permite ao jogador obter uma compreensão mais profunda da trama e dos personagens, o que é fundamental para uma boa experiência de jogo.
Em resumo, o World Map é uma das características mais fortes e bem-sucedidas do jogo. Com sua grande escala, navegação intuitiva, e importância para a história e a narrativa, ele ajuda a criar uma experiência de jogo imersiva e envolvente para o jogador.
Conclusão
Tales
of Symphonia é um excelente JRPG, com sua história profunda e personagens
cativantes, bem como sua jogabilidade única de combate em tempo real. Pode ser
considerado como um dos melhores RPGs para o Game Cube e um dos melhores
capítulos da série "Tales Of".
Sua
trama é rica em detalhes e tem uma série de reviravoltas surpreendentes. Os
roteiristas conseguiram equilibrar uma história épica com elementos de comédia
e drama pessoal, tornando a jornada de Lloyd e seus amigos envolvente e
emocionante.
Se você está procurando por uma aventura épica com combates intensos e uma trama envolvente, "Tales of Symphonia" é uma ótima escolha.
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