Translate

terça-feira, 20 de outubro de 2020

GBS Control - Consoles clássicos em telas modernas com qualidade

TVs de tubo são um verdadeiro "must-have" quando se trata de retrogaming. Ter aquela boa TV CRT é uma boa pedida para poder jogar consoles até a 6ª geração. Atualmente, contamos com uma enorme possibilidade de MODs nos consoles, e é possível obter sinal de vídeo componente dos chips de vídeo dos consoles ou até mesmo utilizar conversores de RGB para componente, como o do Neto, por exemplo.

Mas o quanto nossas TVs de tubo irão durar? E quais são os comuns problemas de convergência, flyback e "tubo cansado"? Para manter uma boa TV CRT, devemos levar em consideração alguns pontos, tais como:

  • Os custos de manutenção, uma vez que aparelhos mais antigos costumam dar defeitos e muitos profissionais já não trabalham mais com esse tipo de tecnologia.
  • Espaço e móveis bem fortes, pois são necessários para acomodar os aparelhos, que são bem grandes e pesados.

Para antecipar a falta de uma boa TV de tubo, estou migrando para telas finas, como LCD ou LED, por exemplo. No entanto, como sabemos, consoles mais antigos não emitem sinal com a frequência e resolução necessárias para uma boa reprodução em TVs modernas.

Existem diversas formas de melhorar a imagem utilizando conversores, porém alguns são regulares ou ruins, adicionando latência, cores escuras ou ruídos na imagem.

Procurando por uma boa alternativa que possua uma boa relação custo-benefício, descobri o projeto GBS Control, um line doubler que recebe o sinal do console através de entradas RGB ou componente e "aumenta" a resolução para até 1080p.

Sim, o GBS Control é um projeto, pois caso você queira, pode adquirir os materiais necessários e confeccioná-lo em casa. Também existem sites que vendem versões próprias do GBS Control, como o da GamesCare. Pelo que vi no YouTube, parece ser uma excelente opção, pois além de já vir configurado, ainda conta com entrada Scart de 21 pinos, saída de áudio, circuitos adicionais e é todo montado em um corpo de acrílico bastante atraente.

Mas, como gosto muito de DIY, decidi adquirir os hardwares necessários e montar meu próprio conversor. Com o auxílio de postagens no fórum Shmups, comprei os materiais necessários para a montagem do conversor. São necessárias, a princípio, uma placa GBS (existem duas variantes da GBS: a 8200 e a 8220, sendo que a diferença é que esta última possui duas saídas D-Sub 15).

Comprei o conversor GBS 8220 pelo AliExpress e o recebi em pouco tempo, em 20 dias corridos. Esse conversor já é conhecido há um bom tempo pelos usuários de placas de arcade. Ele é utilizado para poder ligar as placas em monitores ou TVs com entrada D-Sub 15, também conhecida como VGA.

Comprei o WeMos D1 pelo Mercado Livre. Esse módulo serve para rodar o firmware control, além de possuir uma interface Wi-Fi, necessária para as configurações de vídeo.

A montagem foi bem simples, apenas seguindo o fórum Shmups. Em pouco tempo, já estava com minha GBS Control funcionando.

Para ter um melhor desempenho e qualidade, são necessárias substituições de alguns componentes eletrônicos do GBS 8220. No entanto, para meus primeiros testes, ainda não fiz as substituições. Mas, para minha surpresa, os primeiros resultados foram excelentes. Liguei um Sega Saturn japonês pelo RGB e fiquei assombrado com a qualidade.

street fighter zero-sega saturn-gbs control upscaling
street fighter zero-sega saturn-gbs control upscaling
Street Fighter Zero 2 Sega Saturn GBS Control upscaling 240p

As cores ficaram muito destacadas, sem perder a saturação, e a nitidez ficou excelente. O GBS Control trata imagens em 240p de maneira espetacular. Também ativei as scanlines, que estão disponíveis em fontes de resolução 240p, e o resultado foi muito bom. Mesmo usando um monitor LCD 1080p que tenho há aproximadamente 9 anos, a imagem ficou excepcional.

Também realizei testes com um Playstation 2 "FAT", e os jogos com varredura entrelaçada (480i) passaram por um processo de desentrelaçamento muito eficaz, não ficando atrás de aparelhos como o framemeister, por exemplo.

No Nintendo Wii, os resultados também foram ótimos, e ao rodar jogos de Game Cube através do Nintendont, a qualidade também foi muito boa.

Resumindo, nos primeiros testes, o GBS Control mostrou-se extremamente eficiente. Ele lida com resolução 240p de maneira incrível e oferece um desentrelaçamento de alta qualidade em fontes 480i, que costumam ter muitos problemas de flickering.

Alguns pontos que merecem destaque são:

  • A GBS Control, em seu firmware mais recente, suporta saída de até 1920x1080p, e nesse modo a qualidade é muito boa, especialmente com scanlines.
  • No entanto, na opção 1080p, a orientação da tela será 4x3. Isso significa que para jogos de PlayStation 2, Game Cube ou Wii que sejam em 16x9, é necessário utilizar a saída de vídeo em 720p.
  • Planejo fazer as substituições dos componentes eletrônicos da placa GBS 8220 para alcançar resultados ainda melhores, mas já estou satisfeito com os resultados e considero o dispositivo de custo-benefício muito alto.
  • Li alguns relatos de que a imagem fica ainda melhor ao utilizar um monitor CRT, o que eu acredito.

Essa é uma ótima dica para quem está procurando uma maneira econômica de jogar seus consoles clássicos em TVs modernas ou monitores. Para aqueles que desejam adquirir o GBS já montado e configurado com saídas HDMI e outras características, existe a opção no AliExpress:

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário