Translate

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Crusader of Centy (Mega Drive)

crusader-of-centy-genesis-supergameretro.blogspot.com.br

Crusader of Centy é um daqueles jogos que poucos conhecem, mas é uma pérola do Mega Drive. Ele foi lançado quando o Mega Drive já estava no fim de sua vida, e infelizmente poucos puderam apreciá-lo.
O jogo  foi desenvolvido pela empresa Nextech e publicado pela famosa Atlus. O título é um action-adventure nos moldes de The Legend of Zelda a Link to the Past, e na época de seu lançamento sua semelhança como o mesmo lhe rendeu o Título de “Zelda do Mega Drive”.
Meu primeiro contato com o jogo foi em 1996, época em que eu jogava muito meu Mega Drive e estava sempre nas locadoras à procura de alguma novidade, e eis que um funcionário me indicou o jogo. Lembro que não consegui finalizá-lo, tarefa que só consegui anos mais tarde, em 2002.
Atualmente, na era dos emuladores  está disponível uma rom traduzida pela P.O.B.R.E para Português-BR.



Conflito entre humanos e monstros
“A idade da Escuridão sem luzes…
Criaturas que vagaram este mundo, foram chamadas “monstros” pelos humanos. Foram temidos por todos…
Ninguém sabe, onde, quando ou como eles chegaram aqui.
Eles estiveram aqui desde o começo da humanidade? Ou seja, eles estão aqui desde sempre… Quem pode dizer…”

O texto acima está na introdução do game, e nos faz refletir sobre a existência dos monstros naquele mundo e que com o passar do tempo passaram a ser vistos como uma ameaça. Não existe mais uma forma de convivência entre as duas espécies, um conflito entre humanos e monstros é inevitável.


História
O jogo começa na festa de aniversário do protagonista. Ele está completando 14 anos e por esse motivo sua mãe lhe da de presente a espada e o escudo que foi do seu pai, que perdeu a vida em batalha e é considerado um grande guerreiro. Ela lhe diz que existe uma lei na cidade que exige que todos os garotos de 14 anos se alistem e comecem o treinamento para batalha. Ela pede para ele ir ao castelo conversar com o rei, para que ele lhe autorize a começar seu treinamento.
Logo no início do jogo o personagem perde a habilidade de conversar com as pessoas, e agora ele apenas pode conversar com animais, plantas e monstros. Vão acontecer alguns diálogos bem engraçados, mas também vamos saber que os animais estão perdendo a confiança nos humanos e muitos monstros mesmo possuindo uma aparência “assustadora” querem apenas viver em paz.
O jogo faz diversos questionamentos sobre quem são os verdadeiros monstros, e sobre convivência entre diferentes tipos de espécies.


Se tornando um herói
Nosso protagonista deve efetuar seu treinamento em Rafflesia School's. O treino básico, consiste em cursos de iniciante, intermediário e perito. Contendo medalhas de bronze, prata e ouro. Colete as medalhas e dê para o rei do castelo. Ele fará uma troca por uma espada Santa, o verdadeiro símbolo de um herói. Durante sua jornada, você deve visitar Rafllesia School's algumas vezes, para conquistar todas as medalhas e poder enfim se tornar um herói.


Animais e amizade

O personagem e seus companheiros de jornada


Durante a jornada do herói podemos recrutar animais que dão habilidades ao personagem.

Por exemplo: Chilly o pinguim transforma a espada em gelo quando é arremessada, já Inferno a transforma em fogo, Flash faz o personagem correr muito rápido.

Você pode combinar as habilidades dos animais, resultando em poderosos ataques.

A relação entre o protagonista e os animais que o acompanham é interessante, e graças à habilidade do personagem de falar com os animais podemos conhecer suas motivações para se juntar ao grupo. Enquanto alguns se juntam ao grupo por dinheiro, outros decidem segui-lo por terem algo em comum, ou simplesmente para conhecer o mundo.

Um mini game de corrida bem divertido.
Valendo um novo e importante membro para o grup
o.

Músicas empolgantes

As composições do jogo são assinadas por Motokazu Shinoda e Noriyuki Iwadare.
As músicas são daquele tipo que ficam na cabeça, são composições simples, porém, bem inspiradas e conseguem transmitir o clima que de tensão ou mistério que o mapa ou a dungeon precisam. A qualidade do áudio também é muito boa, e bem característico dos jogos do Mega Drive, com baixo eletrônico e instrumentos sintetizadas correndo soltos. 

Gráficos e Jogabilidade



É um jogo muito bonito, sem dúvidas. Grande parte é mérito da arte utilizada no jogo. O Modelo do personagem e dos NPCs é muito bacana, e destaque para os   animais, que possuem um desenho muito legal e bem carismático.
 As cores são utilizadas da maneira certa, vividas e claras nas cidades e escuras e sombrias nas dungeons, provando que as 64 cores simultâneas do Mega Drive não o impedem de apresentar belos jogos. 
 Os efeitos de sombras das nuvens, o degrade vermelho e preto da lava, o vento soprando forte, a animação da grama e das flores, está tudo muito bem representado e bem trabalhado.

O sistema de batalha funciona bem, apesar da colisão ao acertar um inimigo parecer um pouco deficiente. É comum mesmo ao acertar o inimigo primeiro, o personagem levar dano, e é preferível arremessar a espada, evitando se aproximar dos inimigos.
Uma reclamação fica por conta de algumas quedas de frame rate durante as batalhas com chefes, oque acaba atrapalhando a jogabilidade.


Finalizando


Na minha opinião se trata de um clássico do Mega Drive.
Divertido e empolgante, o jogo mantém o jogador entretido com seus puzzles e desafios, que, apesar de serem mais simples que os de Zelda ALTTP, são muito bons, principalmente para quem procura um action-adventure para Mega drive.
Conseguir todos os animais e as maças douradas vão levar algum tempo. Um tempo bem investido.
Jogo recomendado fortemente a todos os fãs de action-adventure ou para quem procura um excelente 16 bits para detonar.

2 comentários:

  1. Algo que me surpreendeu foi você citar queda de frame rate no Mega Drive! Principalmente em um jogo que não tem bullet hell ou é de briga de rua, gêneros que as vezes enchem a tela e forçam o processador. Jogos do Mega Drive mais obscuros são sensacionais, tem muita coisa perdida e não traduzida, infelizmente.
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ulisses, sim o jogo tem slowdowns, mas pouquíssimos e a maioria nas batalhas contra os chefes.
      O Mega Drive possui uma biblioteca cheia de ótimos jogos que infelizmente são pouco conhecidos. Ainda bem que existe uma cena de romhack forte para nos ajudar a encontrar essas perolas escondidas.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir