Translate

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Castlevania: Circle of the Moon (Gameboy Advance)

Essa é a primeira postagem da série: Os Castlevania do Gameboy Advance.
As próximas serão dos títulos: Harmony of Dissonance e Aria of Sorrow.


Castlevania Circle of the Moon (Gameboy Advance)



Após um longo período sem um console da Nintendo receber um jogo da série Castlevania em 2D, pois o último jogo da franquia lançado em um console Nintendo foi o “Legacy of Darkness” no Nintendo 64 e em 3D, e com a chegada do Gameboy Advance, a Konami viu a oportunidade de lançar um título 2D nos moldes de Symphony of the Night, com exploração em um mapa enorme, cheio de itens e acessos secretos; apelidado de “MetroidVania”.



Apresentação


O jogo se passa em 1830, em um velho castelo na Áustria quando a vampira Carmilla traz Drácula de volta de seu sono, e planeja um sacrifício para que Drácula possa recuperar todos os seus poderes.
Nesse momento somos apresentados a Morris Baldwin, um velho caçador de vampiros, que já havia enfrentado e derrotado Drácula anteriormente. Morris está acompanho de dois discípulos: Hugh Baldwin, seu filho e Nathan Graves personagem central do jogo.




Após um ataque de Drácula, os discípulos são separados de seu mestre, e devem encontrá-lo dentro do castelo de Drácula antes que o monstro o sacrifique e adquira novamente os seus poderes.



O Jogo


Após a apresentação assumimos o controle de Nathan Graves, portador do chicote e já podemos explorar o castelo e seus desafios.
A fórmula usada em Circle of the Moon é semelhante à de Symphony of the Night, sendo bem próxima de um RPG. O personagem possui equipamentos que melhoram seus status de strenght, defense, intelligence e luck. O jogo também possui uma barra de life, onde cada dano sofrido retira pontos do personagem. A cada inimigo derrotado o jogador recebe pontos de experiência, e acumulando certa quantidade o personagem aumenta seu level, quando maior o level mais forte o personagem fica. Os bosses derrotados dão ao personagem habilidades especiais, para que possam ser acessados os demais locais do jogo.



Dual Set-up System



O grande destaque do jogo é o Dual Set-up System, que consiste em um sistema de cartas mágicas, que são encontradas no castelo ou ao derrotar algum inimigo.
As cartas possuem duas categorias: Ação e atributos. As cartas de ação recebem o nome dos deuses da mitologia Romana; enquanto as cartas de atributos recebem o nome dos deuses da mitologia Grega e ambas podem ser combinadas para acionar seus efeitos mágicos. São possíveis 100 combinações diferentes.





Jogabilidade e controles


A dificuldade do jogo é um pouco alta, e deve frustrar alguns jogadores, especialmente os novatos. Mas o desafio acrescenta ao jogador a necessidade de ganhar níveis, bem ao estilo dos RPG's.
A jogabilidade é fluida, apesar dos movimentos do personagem serem um pouco “travados”, os controles são precisos e fáceis. O botão L liga habilidades de ataque. O personagem possui o clássico pulo duplo, a derrapagem(botão baixo + pulo) e a corrida(dois toques na direção desejada). Outras habilidades são adquiridas durante a jogatina, dando ao jogador acesso às áreas inexploradas do castelo.




Gráficos e som


Circle of the Moon foi um dos títulos de lançamento do GBA, e um de seus maiores defeitos é o uso excessivo de cores escuras, isso somado ao tamanho e a falta de iluminação da tela do primeiro modelo do GBA, afastou muitos jogadores. Outro defeito são os poucos quadros de animação do personagem e alguns inimigos
Os bosses são realmente caprichados, e você enfrentará muitos já conhecidos chefes dos Castlevanias anteriores.
Já os cenários são belos e diversificados, os salões enormes e coloridos, corredores e calabouços representam bem o estilo que Castlevania deve ter.





Já no campo sonoro não ha do que reclamar, o personagem principal possui algumas falas e os tradicionais gritos ao ser atingido. A qualidade sonora do GBA foi muito bem utilizada, possuindo qualidade excelente. As composições estão inspiradas sendo bem diversificadas. O tema clássico da série e composições de outros títulos da série estão presentes em belos arranjos.


Finalizando


A combinação da clássica formula de exploração somado ao sistema de combinação de cartas transformam o título em um excelente game de ação. Apesar de possuir alguns defeitos, eles não tiram o brilho jogo.
Conseguir todas as cartas e combinações manterão os jogadores ocupados por um bom tempo, e ao ser finalizado o Magician Mode fica disponível. Sem falar na super-desafiante arena.

Título mais do que recomendado a todos. 

2 comentários:

  1. Que legal hein, eu tenho muita vontade de jogar os vários Castlevania que existem, parecem ser muito bons, adoro o SotN :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Castlevania é uma franquia com excelentes títulos, e esse Circle of the Moon vale bastante a pena ser jogado. Ele tem um sistema de cartas muito bom, é muito divertido procurar elas pelo castelo. Sotn também é ótimo, meu favorito ao lado de Aria of Sorrow. :)

      Obrigado pela visita.

      Excluir