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segunda-feira, 24 de julho de 2017

Castlevania Aria of Sorrow (Gameboy Advance)

Essa é a última parte da série "Os Castlevanias do Gameboy Advance"

Castlevania Aria of Sorrow (Gameboy Advance)


castlevania Aria of Sorrow

Um ano apos o lançamento de Harmoni of Dissonance, Koji Igarashi e sua equipe nos trazem o último e melhor capítulo da série no GBA.

Aria of Sorrow foi lançado em 2003, e fez um grande sucesso, e é considerado por muitos fãs o sucessor de SOTN.

O jogo 


"O ano 2035. Japão.
Uma multidão de espectadores encontram-se apostos para observar o primeiro eclipse solar total do século 21.
Meu nome é Soma Cruz, e eu sou um estudante colegial de intercambio estudado atualmente no Japão.
Eu moro próximo ao templo Hakuba, m templo antigo com forte laço com a mitologia japonesa.
Mina Hakuba, filha unica do guardião do templo, e minha colega de classe e amiga de infância.
Eu fui até o templo para ver o eclipse solar com Mina, mas por alguma estranha razão, a escada que leva até o templo parecia mais longa que o normal, como se alguma coisa estivesse tentando nos manter longe de nosso destino.
Quando finalmente chegamos nos portões, meus sentidos começaram a ficar turvos.
O sol negro está guardando trevas caóticas em seu interior, tentando despertar uma alma adormecida como se procurasse por uma outra metade que está desaparecida..."

Assim somos apresentados a história em Aria of Sorrow, o eclipse lunar está acontecendo e Soma e Mina estão na entrada de um castelo. Criaturas estranhas aparecem e atacam Mina que cai. De repente surge um homem, que desfere um golpe no ar e todas as criaturas são derrotadas, menos uma que, ao ser destruída por Soma, lhe envia um poder estranho.
O homem que os ajudou é Genya Arikado, e parece saber muito sobre o castelo, e também sobre Soma. Ele lhe diz que para ajudar Mina que está ferida ele precisa entrar no castelo e la dentro ele encontrará respostas para todas as suas perguntas.

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Jogabilidades e Controles


Extraordinário, é uma palavra que define bem a jogabilidade de Aria of Sorrow. Similar a Harmony of Dissonance, ele possui controles simples, porém, eficientes. Pode-se usar várias habilidades quase que simultaneamente sem nenhuma dificuldade, e isso acresce muito na jogabilidade.
Soma possui uma série de movimentos, que tornam o sistema de combate mais profundo e divertido.
A dificuldade é na medida, o estilo RPG traz ao jogador o sistema de leveis que ao serem aumentados tornam o jogo mais fácil. Os equipamentos também ajudam o jogador, melhorando os status.
Soma não utiliza o famoso chicote da família Belmont, ao invés disso pode utilizar diversas armas que podem ser obtidas derrotando inimigos, em locais escondidos do castelo ou até mesmo podem ser compradas. São dezenas de armas que podem ter habilidades elementais. Utilizando o elemento correto pode-se causar um dano enorme ao inimigo.


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Soul System


Soma tem a habilidade de absorver as almas dos inimigos derrotados. Existem mais de cem almas para serem colecionadas, Cada alma tem seu próprio estilo, podendo ser de ataque, defesa, invocação ou acrecer pontos de status para o personagem. Muitas almas podem ser encontradas escondidas no castelo e ao derrotar os bosses. Para finalizar o jogo é necessário encontrar grande parte delas, pois, são necessárias suas habilidades para alcançar algumas partes do mapa.

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Gráficos e Som


Aria of Sorrow é facilmente um dos jogos mais bonitos do GBA. Os cenários são criativos e escandalosamente caprichados, os calabouços, corredores, cavernas a lua enorme e vermelha, tudo em sprites enormes de detalhados. As animações são fantásticas, mesmo as menores criaturas possuem movimentos bem feitos e convincentes.
Apesar de utilizar a mesma engine de Harmony of Dissonance tudo aqui é mais bonito, e o sprite do personagem recebeu um cuidado especial, com cores bem definidas e muitos quadros de animação.

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A parte sonora é um show a parte. A equipe de desenvolvimento ouviu as criticas recebidas pelo titulo anterior e tratou de corrigi-las. Aqui podemos atestar a capacidade sonora do GBA, que sem duvida foi levada ao limite.
As composições foram criadas pela compositora Michirou Yamane, responsável pela trilha de SOTN. Que criou músicas belíssimas, que ajudam muito na grande imersão que o titulo proporciona.

Finalizando

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Nos limites do GBA, Aria of Sorrow nos prova que a criatividade do Team Igarashi é espantosa.
Trata-se de um titulo completo, possui um enredo intrigante, level design brilhante e muita coisa para fazer. 
Fácil-fácil um dos melhores jogos do GBA e de toda a série Castlevania.

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