Translate

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Kururin Squash! (Game Cube)



Kururin Squash! é o terceiro jogo da franquia Kuru Kuru Kururin, que nasceu no Gameboy Advance em 2001. O jogo foi produzido pela Eighting e publicado pela Nintendo em 2004.

O jogo não foi lançado fora do Japão, e também não recebeu nenhuma tradução, então para joga-lo tem que encarar o idioma mesmo(caso você saiba Japonês fica fácil). Mas como o jogo tem pouco texto isso não prejudica muito. 

Você controla uma máquina com uma hélice chamada Helirin utilizando o direcional analógico, e o objetivo é chegar ao fim da fase sem encostar nas paredes e você também deve desviar dos obstáculos e inimigos que estão presentes em algumas fases. O personagem possui três corações, e os check points são umas flores coloridas que recarregam os corações do personagem. 


As fases são bem construídas, o level design desafia o jogador e possui alguns puzzles simples, como girar alguma manivela, ou acertar certo botão. Os chefes são bem criativos e precisam de certa estratégia para serem derrotados. 
Em algumas fases você controla Helirin de vários modelos e com habilidades diferentes, como uma luva de boxe para destruir obstáculos e inimigos, tem também o modelo que pode mergulhar, passando por baixo de inimigos e obstáculos.


Os controles são ótimos, respondem muito bem mesmo ao mais leve toque, e isso é essencial nos lugares mais apertados. O Botão B faz o bastão ir mais rápido e o botão R faz ela girar mais rápido. 

O visual do jogo é bem cartunesco e colorido, bem tipico da Nintendo. Os cenários são bem renderizados e possuem um efeito de transparência que da uma aparência bem bonita ao jogo. Os efeitos de explosão são bons e a tela vai encher de inimigos sem dar nenhum slowdown. 


As músicas do jogo são bem legais, e dão aquele clima tranquilo, tentado deixar o jogador relaxado enquanto tenta passar pelas fases mais cabeludas... 


Mas não se deixe enganar pelo visual colorido e infantil, pois o jogo é bem difícil! Conforme você vai avançando, as fases ficam muito mais complexas, se tornando labirintos cheios de espaços apertados que são um verdadeiro teste de paciência para o jogador. 

O jogo tem moedas espalhadas pelas fases, e existe um contador com o percentual de moedas recolhidas, e para coletar todas você tem que entrar em locais escondidos que são muito difíceis de entrar e sair. O jogo usa a conectividade com o GBA, para que até quatro jogadores possam usar seu GBA como controle e tela.
                                 

Jogo muito underrated do Game Cube, é bem difícil fazer 100% em todas as fases e sua jogabilidade é simples e viciante. Bem recomendado!

5 comentários:

  1. Eu lembro de um jogo de Playstation onde a premissa é a mesma, desviar. Mas lá na Sony me pareceu melhor porque não é tão colorido. Eu acho que o fato de ser bem cartunesco e colorido é algo que talvez possa confundir os principiantes. Mesmo assim um belo jogo de Game Cube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você lembra do nome do jogo para Playstation que é parecido com esse? Eu gostaria de jogar pois esse do GC me agradou bastante.
      O Visual é bem colorido mesmo, mas os contornos bem definidos das paredes ajudam o jogador a seguir o caminho.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. Não lembro. Faz um tempão que joguei. É tipo aquela memória bem fraca. Agora estou em dúvidas se era de psx ou de saturn. Mas com certeza era um desses. Jogos bem obscuros. ^_^

      Excluir
  2. Joguei muito breve o de GBA (talvez fosse o primeiro) e gostei, possui originalidade. Vou encará-lo novamente porque na outra vez acabei deixando pra escanteio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo a versão do Game Cube, pelos controles serem melhores que a versão de GBA e também as fases são bem mais desafiantes.

      Excluir